O mercado para assessores políticos e profissionais de marketing político cresce exponencialmente a cada dois anos, data que acontecem as eleições no Brasil. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o país possui 5.565 municípios e em 2024 todas essas cidades passarão pelo processo eleitoral para eleger prefeitos e vereadores. Diante do novo perfil das campanhas eleitorais os candidatos são desafiados a adotar uma estratégia especial com sua comunicação. Por isso, as oportunidades para ingressar na carreira do marketing político estão abertas desde agora, na pré-campanha. Neste artigo você encontra algumas etapas que podem te ajudar a destacar nesse mercado.
A primeira coisa que você precisa saber é a diferença entre Marketing Político e Marketing Eleitoral. Marketing Político é um conjunto de técnicas e estratégias da área de comunicação e publicidade aplicadas para divulgar ideias e o trabalho de um político, fortalecer sua imagem e estabelecer uma conexão entre os políticos e a população.
O Marketing Político é o que faz as pessoas não esquecerem do político depois das eleições, e também ajuda aqueles que foram eleitos a divulgar seu trabalho e assim ficar mais perto da população. O resultado do trabalho do Marketing Político é uma imagem fortalecida, que permite uma governança mais tranquila, com mais apoiadores, e um grande passo para a reeleição.
O Marketing Eleitoral é reservado ao período específico da disputa pelo cargo público e tem um objetivo claro: fazer com que o político vença as eleições.
Trocando em miúdos para ficar mais claro: O Marketing Político ajuda a construir uma imagem positiva do político, ocorre durante o mandato, ou entre as janelas das eleições, e tem um conteúdo mais informativo, interativo, prestação de serviços e vida pessoal.
O Marketing Eleitoral é aplicado com o objetivo de se eleger o candidato, e usado em um período curto das eleições, e tem um conteúdo mais persuasivo. Ou seja, Marketing Eleitoral ajuda a vencer eleição e o Marketing Político ajuda a manter.
Eu no começo da minha carreira, e por muitos anos trabalhei apenas com Marketing Eleitoral. Eu era convidada para atender um candidato, um partido político no período eleitoral. Nos demais meses eu fazia outras coisas que muitas vezes não tinham nada a ver com política. Assessoria de Imprensa para Varejo, Jornalismo Rural em TV, trabalhava em sites de notícias, enfim.
Você que está lendo agora esse artigo e também pensa em começar atuando em campanhas eleitorais, a hora é agora de se preparar. Ano que vem tem eleições e o caminho para contratações está aberto. E como faz?
Comece por sua formação. Um profissional de marketing político deve ter habilidades em comunicação, liderança, negociação, análise de dados e conhecimentos em tecnologia. Além disso, é importante que seja criativo, estratégico, proativo e tenha boa capacidade de planejamento e organização. É essencial que o profissional tenha conhecimento sobre o processo eleitoral e as leis eleitorais.
Outra característica importante é a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, já que a política é um ambiente dinâmico e as estratégias de marketing precisam ser ajustadas o tempo todo. É essencial que o profissional seja capaz de trabalhar bem em equipe e liderar profissionais como publicitários, designers, jornalistas, analistas de dados, entre outros.
Vou te falar agora de algumas funções que existem nessa área e que são aplicadas tanto com o político em mandato, quanto na época da eleição, que eu considero a melhor porta de entrada para novos profissionais.
Estrategista de marketing político - Este profissional é o responsável pela elaboração do plano estratégico e deve ter uma visão macro de toda a comunicação institucional, política e eleitoral.
É função do estrategista realizar um diagnóstico aprofundado com base na trajetória, histórico e aspirações do candidato e apresentar um plano que contemple ações, discursos e posturas do político.
Analista de mídia social - É responsável pela alimentação e manutenção das redes sociais do político. O analista de mídia social faz o planejamento de ações e mostra relatórios de resultados. Na ausência de um setor de relacionamento, cabe ao analista fazer a gestão de respostas e interação nos canais digitais do político.
Redator (político) - O redator político atua na produção de conteúdo das campanhas eleitorais e, além de ter uma boa escrita, fluência na língua portuguesa e ótima coerência e coesão textual, é importante que este profissional compreenda o funcionamento dos canais para os quais produzirá estes conteúdos e que esteja antenado ao cenário político.
Assessor de Imprensa - É o profissional que produz matérias, os conhecidos releases para enviar aos jornais, TVs, rádios e sites para promover o político na Imprensa. O Assessor de Imprensa também coordena coletivas e acompanha o seu assessorado em entrevistas.
Por onde começo?
Trabalhe as situações convexas. Vou te explicar contando como aconteceu comigo. No último ano da faculdade eu mais três amigas fizemos um trabalho da matéria de radiojornalismo. Era uma radionovela que se passava dentro de um ônibus coletivo. Ficou muito engraçado e chamou atenção de um professor que estava indo para o interior do Estado coordenar uma campanha de prefeito. Ele fez o convite e fomos eu e minha amiga Luciana. A experiência foi riquíssima, ainda mais porque a outra coordenadora da campanha gostou do meu trabalho e me chamou para trabalhar na rádio estatal após o término da campanha.
Porque te conto essa história. Fiz a coisa certa, um trabalho de faculdade com capricho, aceitei a oportunidade que nem pagava tão bem assim, mas fui. E lá eu me empenhei ao máximo. E foi no ano 2000 e estou nessa área até hoje.
Se você não conhece ninguém da área, use as ferramentas digitais! Mostre seu potencial, sua competência pelas redes sociais. Adote uma postura que passe credibilidade e confiança. Siga político, assessores, marque textos e se encontrar uma seleção para assessores, faça uma proposta inquestionável! Anote aí o que precisa ter nessa proposta:
Quem é você e suas habilidades
Não fique só com seu currículo, aproveite para falar sobre os seus propósitos e suas principais habilidades. Destaque também suas competências e experiências. Essa comunicação deve ser direta e objetiva, sem auto elogios, viu?
Disponibilidade
É importante dizer qual sua disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, fazer viagens enfim. Campanha eleitoral é curta, mas exige bastante em tempo e dedicação do profissional.
Seja sincero
Não invente histórias mirabolantes, não diga coisas que não fez. Não prometa o que não pode entregar porque depois isso pode prejudicar sua imagem e te queimar. Se não tem tanta experiência, deixe claro o seu senso de responsabilidade, comprometimento e vontade de crescer no Marketing Político.
Espero que tenha gostado do conteúdo.
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