O ano eleitoral se aproxima e os políticos e interessados começam a alimentar o sonho de conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores. Existem aspectos que os aspirantes a cargos públicos, precisam avaliar antes de ingressar na jornada rumo à vereança, que não é fácil.
Tempo - Ser candidato, toma tempo! Você precisa de tempo para construir uma relação positiva com as pessoas, tempo para visitar os bairros, tempo para planejar e cuidar das suas redes sociais, tempo para conversar com futuros apoiadores. Tempo, tempo, tempo! Então prepare-se para que no ano eleitoral você tenha um período reservado do ano para se dedicar exclusivamente à sua campanha. Além dos 45 dias do processo eleitoral, uns 60 dias antes também. Fora o período da pré-campanha que é essencial para o candidato construir reputação e se tornar conhecido.
Conquistar uma vaga na câmara de vereadores é trabalhoso, porque é um cargo que fica muito próximo das pessoas da cidade, tem milhares de candidatos, alguns inclusive dentro da própria família. Por isso é importante ter tempo para se dedicar a isso.
Recursos – Outra coisa que eu preciso te dizer é que achar que porque tem rede social, tecnologia, inteligência artificial e tantas novidades no mundo, que se faz campanha vencedora sem dinheiro viu? Isso é ilusão. Mesmo se você tiver uma reputação expressiva, é preciso ter ao menos um pouco de recursos para garantir os custos da sua campanha. E se você não aproveitar seu tempo, agora, no período de pré-campanha, você não vai chegar no ano eleitoral com reputação boa o suficiente para precisar de poucos recursos. Trocando em miúdos, quanto menor sua reputação, maior o valor em dinheiro que você vai precisar ter para investir pesado na campanha e conquistar votos. Certo? Não estou falando de compra de votos, estou falando de investimentos em comunicação, internet, equipe, material de rua, mobilização, impulsionamentos de publicações nas redes sociais, etc.
Mas o que é reputação? Ter uma boa reputação é ser uma pessoa conhecida na cidade, na região. E em sendo conhecido, passar para as pessoas confiança, credibilidade, simpatia, ou seja, o cidadão te conhece e ainda acredita que você é capaz de fazer o que está prometendo na campanha e tem vontade de fazer algo pela comunidade.
E como se constrói reputação? Conversando com as pessoas da cidade, do bairro que você mora, ouvindo os moradores, fazendo parcerias com as lideranças, vivendo a vida na comunidade e buscando conquistar a simpatia das pessoas. No Brasil, o eleitor vota porque gosta do candidato. E é isso que você precisa despertar nas pessoas: simpatia, admiração e confiança em você.
A rede social ajuda muito o candidato sim. Mas precisa fazer de forma estratégica e planejada. Nas mídias sociais você pode estabelecer um cronograma de postagens divididas por conteúdos organizados dessa forma por exemplo:
- 30% sobre suas atividades profissionais
- 20% sobre política e demandas da cidade
- 40% sobre sua vida pessoal: família, filmes que assiste, livros, pets, rotina de trabalho
- 10% de amenidades, coisas que você viu, achou engraçado, curioso e resolveu compartilhar.
Desta forma, você vai construindo, com uma frequência de postagens, uma relação bacana, simpática com as pessoas e vai assim construindo reputação.
Mas atenção! Não se empolgue com os likes. Ah... meu post bombou, vou ganhar votos e vai deixando o corpo a corpo de lado, deixando de fazer as visitas. Não! Rede social ajuda, mas precisa das outras estratégias, principalmente o corpo a corpo para se ter resultado.
Ideologia - E para fechar esse artigo você precisa saber antes de se candidatar qual é sua ideologia, em que você acredita, o que te move, o que guia suas ações e seu trabalho. É conservador, liberal, tem ideais de esquerda, direita. Precisa ter isso muito bem definido na mente e no coração para que as pessoas que se identificarem com você neste aspecto comecem a ter afinidades com você. Nada de ficar em cima de muro!
Espero que tenha gostado do conteúdo.
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